Ser feliz é simples e fácil! Se "ser feliz é fácil" por que existem pessoas tristes no mundo? O principal motivo para isso é que elas criam "metas inalcançáveis" (impossíveis) e o resultado é a frustração. Veja um exemplo:
--Joaquim tem a meta de ingressar em medicina na USP (Universidade de São Paulo). Esse jovem tem 17 anos, terminou recentemente o ensino médio, estudou durante a sua vida escolar em escolas públicas e sempre obteve notas regulares no boletim. A felicidade de Joaquim está concentrada nesse objetivo: "ou ele é aprovado em medicina ou será muito triste durante o ano inteiro".
Vamos analisar a situação e sermos honestos: podemos afirmar, com 90% de certeza, que Joaquim não alcançará o seu objetivo a curto prazo. Existem diversos motivos para isso:
1) A USP é uma Universidade Pública e por ser pública o nível de dificuldade do vestibular e da exigência é grande. É difícil entender isso, porque se as escolas estaduais/públicas, de um modo geral, tem nível de ensino mediano, por que é difícil entrar nas faculdades gratuitas/públicas? Não deveria ser mais fácil entrar em uma Universidade de São Paulo do que em uma Uninove?
2) Os alunos que querem estudar na USP, na maioria das vezes, são "filhinhos de papai e mamãe". Mas todo mundo é filho de pai e mãe, não é estranho isso? Sendo específico: os alunos que disputam as vagas da Universidade de São Paulo estudaram em boas escolas, onde as mesmas incentivam o estudo e preparam o aluno para realizar provas complexas. Isso faz com que o Joaquim tenha menos chance em relação aos outros candidatos, já que ele nunca se deparou com uma prova imensa e com vários dias de duração. Se para Joaquim ler 1 folha de um texto de filosofia é chato imagine ter que estudar o suficiente para receber a sua "carteirinha" de médico.
3) Joaquim não tem dinheiro para se deslocar do seu bairro até a Cidade Universitária, enquanto o "filhinho de papai" paga hospedagem próximo do campus ou é levado pelo motorista particular. Joaquim tem que trabalhar de telemarketing (porque é feio para ser atendente) e acaba não "dando conta" do estudo VS trabalho, por isso, caso seja aprovado algum dia tem grande chance de ficar retido ou pendente em alguma matéria.
4) Por ser "de origem pobre" Joaquim não é respeitado e o seu nome vai para o fim da lista de chamada. Veja:
Alisson Ricão
Bruno Poderoso
Daniel Com Tudo
Diogo Pagou Para Ingressar
Eduarda Carrão do Ano
Paulo Possui Windows Dez
Paula Salari de Quinze Mil
Ramon TV Oitenta Polegadas
Silvana Filha de Executivo
Welton Fez Colégio Objetivo de Três Mil
Joaquim dos Santos*
Percebeu que o Joaquim está no final da lista com asterisco? O correto é colocá-lo em seguida do nome Eduarda sem o símbolo (que indica que ele veio de escola estadual). Vamos dar continuidade: Pelo fato de Joaquim ser colocado no final da lista todos os estudantes vão "tirar satisfação". Certo dia metade da sala descobre que o garoto é muito pobre e por isso não aceitam ele na turma. Criam 1001 obstáculos: começa o bullying de tudo que é jeito, colam chiclete na cadeira dele, cospem no caderno de Joaquim e fecham sem ele perceber, dizem que ele cola nas provas para prejudicá-lo...
Mesmo que Joaquim passasse na prova da USP (Fuvest) algum dia, dificilmente conseguiria se manter como estudante de medicina. A saída talvez seja trabalhar 12 horas por dia para ajudar a família e ganhar seus merecidos R$ 750,00 para pagar o aluguel atrasado.
Note que Joaquim será muito triste se manter o sonho de entrar na USP, no curso medicina. Caso ele queira entrar de verdade, precisará estudar muito. Quando ele achar que estudou muito, triplique o conhecimento, faça um curso pré-vestibular e somente depois de 3 anos talvez conseguirá se classificar.
Ficou assustado (a) após ler tudo isso?
Vamos para parte boa e olhar por outro ângulo:
Joaquim sempre estudou em escola pública. Falta apenas um semestre para ele se formar, mas ele acha que não está muito preparado para encarar as provas do fim de ano. Resolve fazer alguns "bicos" (trabalho informal) e arrecadar dinheiro. Finalmente consegue o valor suficiente para realizar um bom curso pré-vestibular de poucas semanas e comprar apostilas Guia do Estudante. O fim de ano chegou: Joaquim se prepara para fazer o primeiro dia do Enem. O rapaz compra 2 barras de chocolate e meio litro de líquido. Entra na sala, se identifica e espera até o início da prova.
O rapaz está tão nervoso que consegue responder todas as questões rapidamente de tanto que treme as mãos. Não levou a prova para casa. No segundo dia, Joaquim realiza os mesmos procedimentos e não leva a prova para casa. A família de Joaquim fica super ansiosa para o resultado do Enem, já que ele quer ganhar alguma bolsa de estudo, porque não tem condições de pagar faculdade.
Após os inúmeros obstáculos é divulgado o resultado do Enem no site. Ninguém da família sabe qual é a nota máxima de cada disciplina.
No dia das inscrições para ganhar bolsas de estudo Joaquim insere a nota que obteve no Enem do ano. Para a sua surpresa foi possível ganhar uma bolsa de estudos na área que ele tanto desejava, porque conseguiu 770 de média no Exame Nacional do Ensino Médio. O jovem resolveu "encher a cara", porém os pais de Joaquim dizem: "você nunca bebeu, porque vai beber agora? Toma vergonha na cara!"
O grande sonho foi realizado, Joaquim estudou durante anos e obteve a sua carteirinha de médico após muito esforço. A felicidade de Joaquim estava concentrada naquela meta e caso ele não ingressasse no curso seria infeliz por muitos meses do ano. Perceba que ele buscou meios de alcançar a meta e que ela era possível; diferente de querer estudar na USP.
Na nossa vida, muitas vezes, procuramos coisas impossíveis como: querer bens caros demais, depender do outro para ser feliz, se apaixonar por alguém comprometido,que não gosta de você ou que mora muito distante; fazer coisas erradas e não querer punição...
São diversos os motivos que podem fazer com que fiquemos tristes. Mas o que fazer para ser feliz?
1) Buscar valorizar as pequenas coisas
2) Ser paciente e rir à toa
3) Ler bons livros
4) Escutar músicas preferidas
5) Não desejar coisas impossíveis
6) Não ser pessimista demais
7) Refletir sempre
8) Comer maçã (Sim, maçã! Além de ser saudável e fazer bem para os dentes, ela te deixa mais feliz)
9) Dizer para as pessoas o que você sente por elas
10) Desabafar sempre que possível (seja no espelho ou por escrito)
11) Não remoer mágoas
12) Não achar que você é inferior (porque nas condições de ser humanos todos são iguais)
13) Decidir bem para não se arrepender
14) Conversar com as pessoas queridas
15) Sempre ter algo para fazer
16) Saber perdoar, valorizar e amar
17) Agradecer pelo que alcançou
18) Ter sempre um "plano B"
19) Ter sonhos em mente (realizáveis, ok?)
20) Valorizar as amizades e as pessoas que gostamos
21) Não "ficar nos pés" de quem não te valoriza
22) Valorizar os "velhos amigos"
23) Rir de coisas bobas se sentir vontade
24) Relembrar bons momentos e tempos (sempre temos coisas boas para recordar: lembra-se do tempo que o Dollynho não era o nosso amigo? Hoje em dia ele é o nosso amiguinho).
Existem milhares de motivos para sermos felizes. Caso não exista nenhum, crie! Sempre há uma maneira, desde que tenhamos em mente que seremos infinitamente seres humanos ricos em felicidade. A pessoa mais feliz e maravilhosa desse mundo é você, por isso crie a felicidade e faça as pessoas ao seu redor felizes e se sentirem bem ao seu lado. Se não fez gol agora, faça no segundo tempo. Se não deu tempo, faça no tempo final do segundo tempo. Quem apita o jogo sempre permite um minuto para fazermos o gol e sermos vencedores.
Espero que tenha gostado
Até mais
Cleiton